quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Nectarinas na calda de baunilha e anis-estrelado

Congela o tempo pr'eu ficar devagarinho
Com as coisas que eu gosto
E que eu sei que são efêmeras
E que passam perecíveis
Que acabam, se despedem,
Mas eu nunca me esqueço.

Tulipa Ruiz.


Ingredientes:
2 1/2 xícaras de chá de água  (cerca de 450ml)
10 colheres de sopa de açúcar
5 nectarinas cortadas ao meio e sem caroço
1/2 fava de baunilha
1 unidade de anis-estrelado

Coloque na panela a água, o açúcar e o anis-estrelado. Corte a fava de baunilha na metade, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca raspe as sementes e acrescente na panela. Junte também a metade da fava raspada. Deixe ferver por 10 minutos com a panela tampada. Junte as nectarinas e deixe ferver por mais cinco minutos (se desejar a fruta mais cozida, deixe por 8 ou 10 minutos).
Retire as nectarinas com a espumadeira e coloque numa travessa. Deixe a calda ferver por mais alguns minutos com a panela destampada para reduzir um pouco e sirva sobre as nectarinas.
As nectarinas podem ser substituídas por pêssegos e esta calda, que combina o sabor da baunilha com o do anis-estrelado, é perfeita para outros doces de frutas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário