sexta-feira, 3 de julho de 2015

Risoto de Beterraba


Esse Risoto dá para sentir  um calor de amor:

Eu já sinto um calor de amor
Quando você chega aqui
Tava tudo tão facinho, no rasinho
E eu sem me dar conta
Assim fui indo
Agora sinto um calor de amor
Quando você chega aqui
E eu te peço que
Se aproxime de mim um pouco
Mas não tanto
A ponto de eu sentir sua falta
Quando você for embora
Karina Buhr



4 beterrabas
1 cebola roxa
1 cenoura
1 talo de salsão com as folhas
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
1L de água

Risoto:

1 xícara (chá) de arroz para risoto
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola roxa
1/4 de xícara (chá) de vinho tinto
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
100g de queijo minas ou outro queijo
2 ramos de endro (dill)
1 pitada generosa de açúcar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Beterraba:

  1. Lave bem os legumes em água corrente. Descasque as beterrabas, a cebola e a cenoura. Corte o salsão ao meio, a cenoura em três pedaços e a cebola em quatro partes (é importante deixar os legumes em pedaços maiores para ficar mais fácil de retirar quando o caldo estiver pronto).
  2. Numa tábua, corte a beterraba em cubos de um centímetro: comece cortando em fatias de um centímetro, depois em tiras e as tiras em cubos.
  3. Numa panela, junte os legumes, a água, a folha de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
  4. Com uma pinça de cozinha, retire os pedaços de cenoura, cebola, salsão e descarte. Passe o caldo pela peneira. Volte à panela e reserve 2 colheres (sopa) da beterraba em cubinhos para finalizar o prato. Não descarte o restante, ele pode ser usado em outra preparação.

Risoto:

  1. Enquanto o caldo está no fogo, comece a preparar o risoto. Lave e seque bem o endro e reserve numa tigelinha - ele será usado para temperar e decorar o risoto já pronto. Corte o queijo minas em cubos de cerca de um centímetro. Reserve também.
  2. Descasque a cebola e fatie bem fino.
  3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com uma colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com sal e uma pitada generosa de açúcar. Abaixe o fogo e vá mexendo com uma colher, até a cebola ficar transparente.
  4. Aumente o fogo novamente, junte o arroz e mexa bem por um minuto. Tempere com sal e pimenta-do-reino (lembre-se de que o caldo não leva sal).
  5. Coloque o vinho e mexa vigorosamente até evaporar.
  6. Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas al dente (ainda durinho no meio). Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente, pois o risoto deve ficar úmido.
  7. Adicione o parmesão e misture bem. Desligue o fogo, junte a manteiga e mexa até derreter. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  8. Divida o risoto nos pratos que irá servir. No centro de cada um, coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada do caldo, a metade do queijo minas, folhas de endro e regue tudo com o azeite restante. Se quiser, tempere a saladinha do centro com mais sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.
  9. fonte: Cozinha Prática-GNT












Nenhum comentário:

Postar um comentário