terça-feira, 21 de abril de 2015

Madeleine de limão



A história do Madeleine
Em 1755, o rei da Polônia, sogro de Luis XV, encontrava-se em Paris e justo na noite que o rei desejava uma sobremesa para acompanhar seu café, o confeiteiro real abandonara o posto. Pediram então à auxiliar para improvisar alguma guloseima que satisfizesse o paladar real. Ela preparou uma receita de bolinhos aromatizados de sua avó e assou na concha de uma vieira, aqueceu-os no forno e mandou-os para sua alteza. Encantado com o perfume e sabor da novidade, o rei da Polônia os batizou com o nome de sua criadora: Madeleine Paumier. Um século depois, Marcel Proust, “Em busca do Tempo Perdido” tornou as madeleines famosas, ao citá-las como ponto de partida da experiência psicológica que inspirou sua obra-prima. Foi então creditada a autoria desses bolinhos doces, de superfície estriada e formato de concha de vieira, ao confeiteiro Jean Avise, do século XIX, que trabalhava para o príncipe Talleyrand, ministro de Napoleão Bonaparte e também a Antonin Carême, da mesma época, mago da cozinha francesa.


Madeleine é um delicioso bolinho francês muito apreciado com chá ou café.



Ingredientes:

2/3 xícara de farinha de trigo
3/4 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar
raspas de 1 limão
2 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres de chá de extrato de baunilha
90 gramas de manteiga sem sal, derretida e fria
Açúcar de confeiteiro para peneirar

Como fazer:

 Peneire em uma tigela: farinha de trigo, fermento em pó e o sal.
 Em uma tigela grande coloque o açúcar e as raspas de limão. Com os seus dedos esfregue as raspas de limão até que o açúcar fique com cheiro de limão. Adicione os ovos.
 Com a ajuda de um fouet ou de um mixer , bata os ovos com o açúcar na velocidade média-alta até que a mistura esteja esbranquiçada, leve - 2 a 3 minutos. Adicione a baunilha.
 Com a ajuda de uma espátula, coloque os ingredientes secos (mexa sempre de baixo para cima). Adicione a manteiga derretida.
 Coloque um papel filme em cima desta mistura e leve a geladeira por pelo menos 3 horas, até no máximo 2 dias. Este período de refrigeração fará com que a massa fique com calombos, característico das madeleines.
 Aqueça o forno a 200°C. Se estiver usando formas de alumínio, unte com manteiga e farinha de trigo, se usar as formas de silicone, não será necessário untar
 Coloque uma colher de sopa aproximadamente nas formas e leve ao forno por 11, 13 minutos. Até que o topo esteja dourado. Retire do forno, espere uns minutos e retire as madeleines da fôrma. Coloque-as em uma grade para esfriar.
 Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário